
A teoria do caos explica que "o bater das asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo", isto é, um mínimo detalhe que ocorre em nossas vidas pode causar uma mudança tremenda na nossa própria vivência ou na vida de outro.
Para exemplificar esta teoria, o Professor Fernando Pimentel popôs uma atividade: que enviássemos uma mensagem de texto para alguém, qualquer pessoa da lista de contatos do celular, e dizer o que aconteceu depois. Em meu caso, a mensagem foi respondida. Ainda assim, devem se perguntar "mas o que uma mensagem de celular pode ter haver com a teoria do caos?", afinal, claro foi apenas uma mensagem de texto, mas cloquemos numa escala maior: se alguém enviasse uma mensagem a um amigo, e esse amigo perdesse três minutos de sua vida lendo e respondendo à mensagem antes de entrar num carro para ir ao trabalho, nesses mesmo três minutos um acidente de trânsito tivesse ocorrido. Se o amigo não tivesse respondido e lido a mensagem, estaria no trânsito quando o acidente ocorresse e, provavelmente, poderia ter sofrido o acidente.
Podemos não notar, mas são os mínimos detalhes, as minuciosidades de nossas escolhas que mudam drasticamente nossas vidas e nos levam aos caminhos inimagináveis. Essa é a teoria do caos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário