quinta-feira, 2 de maio de 2013

Tecnologias e Mídias






O mundo está em constante transformação. Algo que ontem era novo, hoje já não o é. São estas mudanças em um ritmo acelerado que nos cobram uma adaptação contínua. As tecnologias e as mídias facilitam a conexão com este novo mundo, nutrido de inovações tecnológicas.

Falemos sobre as diferenças entre mídia e tecnologia. Primeiramente as mídias, que são como um suporte de distribuição de informações, e dividem-se em: Rádio, Tv, imprensa e computador. Diferente da tecnologia, que é tudo aquilo que amplia ou auxilia a capacidade do ser humano, como por exemplo, um lápis. Sim, um simples lápis pode ser considerado uma tecnologia, porque auxilia na escrita, que é também uma forma de tecnologia, resumindo, a tecnologia não implica apenas no âmbito digital, como muitos se referem. Mídias veiculam informações, algo que a tecnologia digital também faz, no entanto, nem toda tecnologia é, necessariamente, um tipo de mídia.

A inclusão digital e a aprendizagem sobre como se adaptar e recriar os modelos de aprendizagem é essencial na época na qual vivemos. A educação deve mudar o seu modo de ser e esquecer o velho, trazendo novas concepções para o ensino.
Podemos ver abaixo, como a educação já está mudando nessa Era da Tecnologia:

         A RNP que opera um serviço de distribuição de internet para a comunidade acadêmica. Ajudando na inclusão digital dos alunos.

Consultar o link abaixo para mais informações:

Iniciativa em Medellín

Na Colômbia, o presidente Juan Manuel está investindo para que os cidadãos colombianos tenham acesso à rede. um dos programas que está espalhado por diversos países, visando esta inclusão digital é o OLPC.
A cidade de Medellín tem um programa posto em ação em vários países, o OLPC “Um laptop por criança” e que no Brasil teve efeitos positivos. Notou-se a inclusão digital dos alunos, e até mesmo das famílias destes alunos.
Iniciativas estão sendo tomadas para a inclusão dos alunos nas novas metodologias de ensino utilizando a tecnologia. Muitas escolas contam com laptops, e atualmente o governo pretende implantar tablets em algumas delas, e apesar de estar em fase experimental no país, tende a ser uma experiência positiva que melhore o ensino.
O programa conhecido aqui como PROUCA (Programa Um Computador por Criança), conhecido como OLPC no estrangeiro começou com um experimento em cinco escolas de cinco Estados distintos no Brasil, em 2007. Porém, somente em 2010 é que 300 escolas foram selecionadas para implantação do projeto, desta vez em 6 Estados: Barra dos Coqueiros/SE; Caetés/PE; Santa Cecília do Pavão/PR; São João da Ponta/PA; Terenos/MS; Tiradentes/MG

Mais informações sobre o programa no site abaixo:
http://www.uca.gov.br/institucional/projeto.jsp
E também uma matéria no Diário de Pernambuco, sobre a ação do programa aqui no Brasil:

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