Alguns assuntos abordados nos trabalhos apresentados no dia 13/05/2013:
Plasticidade
Cerebral- A capacidade do cérebro de mutar, adaptar-se a diversas
situações. Existem três tipos de plasticidade: a sináptica, que é basicamente a
capacidade de aprendizado através da prática; a neurogênese, que é a habilidade
do cérebro de gerar novos neurônios; e a funcional ou compensatória, que ocorre
quando o cérebro faz adaptações para responder a determinadas situações, por
exemplo, uma situação na qual uma pessoa possui parte do hemisfério direito do cérebro
danificada, e ao longo do tempo, o hemisfério esquerdo assume funções
tipicamente originárias do lado direito.
Hipertexto
– É
qualquer conteúdo em formato digital
que, através de links, imagens, sons, pode explicar melhor conceitos,
demonstrar outros conteúdos por várias fontes que estão todas na mesma rede. O
mais conhecido é WWW (World Wide Web), mas não é o púnico que utiliza essa
forma de difusão de informações. É um texto digitalizado que permite interligar
acontecimentos, disciplinas, sem que se restrinja a uma sequência temporal
linear.
Games
na Educação- Os jogos estão começando a ser vistos
como importante ferramenta para o aprendizado no mundo atual, isto porque, de
uma forma lúdica, conseguem prender a atenção do aluno e ao mesmo tempo, fazê-lo
aprender sobre matérias como história, matemática, geografia, biologia. O uso
correto dessa ferramenta poderá se tornar um trunfo na educação.
Sociedade Líquida- A sociedade é instável, mutável. De acordo com Zygmunt Bauman, vivemos numa sociedade flexível, provocando uma fragilidade nas relações de pessoas e coisas. Tudo deixa de ser durável, estável e torna-se efêmero. É chamada Sociedade Líquida fazendo uma alusão à água, que se adapta de acordo com o recipiente que está. Podemos citar as informações na internet como exemplo desta flexibilidade, pois as informações podem mudar, bem como as tecnologias que, num dia são a última atualização e no outro já não o são.
Sociedade Líquida- A sociedade é instável, mutável. De acordo com Zygmunt Bauman, vivemos numa sociedade flexível, provocando uma fragilidade nas relações de pessoas e coisas. Tudo deixa de ser durável, estável e torna-se efêmero. É chamada Sociedade Líquida fazendo uma alusão à água, que se adapta de acordo com o recipiente que está. Podemos citar as informações na internet como exemplo desta flexibilidade, pois as informações podem mudar, bem como as tecnologias que, num dia são a última atualização e no outro já não o são.
Mobilidade-
A
interatividade entre a tecnologia e as pessoas, fazendo-as utilizar estas
ferramentas de um modo mais amplo, como a exemplo do Japão, onde jogos de
celulares induzem os jogadores a saírem de casa e realizarem atividades
externas ao jogo. A novela que assistimos, na qual o enredo muda de acordo com
as preferências do público. Aquele artigo de um site comunitário, que pode ser
atualizado de acordo comas novas informações que surgem. Essa mobilidade é uma
característica da sociedade líquida.
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