sábado, 18 de maio de 2013

Alguns Conceitos



Alguns assuntos abordados nos trabalhos apresentados no dia 13/05/2013: 


Plasticidade Cerebral- A capacidade do cérebro de mutar, adaptar-se a diversas situações. Existem três tipos de plasticidade: a sináptica, que é basicamente a capacidade de aprendizado através da prática; a neurogênese, que é a habilidade do cérebro de gerar novos neurônios; e a funcional ou compensatória, que ocorre quando o cérebro faz adaptações para responder a determinadas situações, por exemplo, uma situação na qual uma pessoa possui parte do hemisfério direito do cérebro danificada, e ao longo do tempo, o hemisfério esquerdo assume funções tipicamente originárias do lado direito.


Hipertexto – É qualquer conteúdo em formato digital que, através de links, imagens, sons, pode explicar melhor conceitos, demonstrar outros conteúdos por várias fontes que estão todas na mesma rede. O mais conhecido é WWW (World Wide Web), mas não é o púnico que utiliza essa forma de difusão de informações. É um texto digitalizado que permite interligar acontecimentos, disciplinas, sem que se restrinja a uma sequência temporal linear.

Games na Educação- Os jogos estão começando a ser vistos como importante ferramenta para o aprendizado no mundo atual, isto porque, de uma forma lúdica, conseguem prender a atenção do aluno e ao mesmo tempo, fazê-lo aprender sobre matérias como história, matemática, geografia, biologia. O uso correto dessa ferramenta poderá se tornar um trunfo na educação. 

Sociedade Líquida- A sociedade é instável, mutável. De acordo com Zygmunt Bauman, vivemos numa sociedade flexível, provocando uma fragilidade nas relações de pessoas e coisas. Tudo deixa de ser durável, estável e torna-se efêmero. É chamada Sociedade Líquida fazendo uma alusão à água, que se adapta de acordo com o recipiente que está. Podemos citar as informações na internet como exemplo desta flexibilidade, pois as informações podem mudar, bem como as tecnologias que, num dia são a última atualização e no outro já não o são.

Mobilidade- A interatividade entre a tecnologia e as pessoas, fazendo-as utilizar estas ferramentas de um modo mais amplo, como a exemplo do Japão, onde jogos de celulares induzem os jogadores a saírem de casa e realizarem atividades externas ao jogo. A novela que assistimos, na qual o enredo muda de acordo com as preferências do público. Aquele artigo de um site comunitário, que pode ser atualizado de acordo comas novas informações que surgem. Essa mobilidade é uma característica da sociedade líquida. 




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